Escócia

Somos uma grande família missionária.

Dados gerais

A Escócia, um país no extremo norte do Reino Unido, é uma terra de áreas selvagens montanhosas, como os Cairngorms e as Terras Altas do Noroeste, intercaladas por vales glaciais e lagos. As principais cidades são Edimburgo, a capital, com seu famoso castelo em uma colina, e Glasgow, famosa pelo vibrante cenário cultural. A Escócia também é famosa pelo golfe. O esporte foi praticado pela primeira vez no Old Course, em St Andrews, no século XV.

  • Capital: Edimburgo
  • Cidade mais populosa: Glasgow
  • Língua oficial: Inglês, Gaélico Escocês
  • Governo: Monarquia Constitucional
  • Entrada na UE: 1 de janeiro de 1973
  • Área: 78.772 km²
  • População: 5.424.800 (estimativa 2017)
  • Religião: Igreja da Escócia

Religião

Sem Religião
36.7%
Igreja Ortodoxa da Escócia
32.4%
Católicos Romanos
15.9%
Outros
15%

Em setembro de 2017, uma pesquisa realizada na Escócia (encomendada pela Sociedade Humanista da Escócia) mostrou que 72,4% são declarados sem religião.

O número de pessoas que frequentam a igreja já havia diminuído consideravelmente em 2016, passando de 40% á 52%. Mas um fato muito interessante foi que o número de pessoas que se identificam como religiosas, mas não vão a igreja é de 66%. Mas por que? Se o evangelho está sendo pregado na Escócia e existem igrejas presbiterianas prontas para acolher a população, porque as igrejas na Escócia estão ficando vazias?

Para entender melhor o que está acontecendo, precisamos entender um pouco da história da igreja na Escócia.

CRISTIANISMO

As origens da nação escocesa foram preservados no folclore e na forma documental. Um desses documentos, um dos mais famosos documentos nacionais da Escócia, é “A Declaração de Arbroath”. Há muito que se ensina nas escolas da Escócia que os escoceses eram os viajantes que vieram de longe em toda a Europa para descansar em sua casa do norte. Mas vamos falar do início da história cristã!

​O cristianismo chegou à Grã-Bretanha, imediatamente após o tempo de Cristo, quando os discípulos foram dispersos pela perseguição em Jerusalém. (Veja o artigo herança cristã da Grã-Bretanha ou houve uma Igreja britânica Antes de Agostinho veio? Como o passar dos séculos na Europa “O cristianismo foi amalgamado com as religiões pagãs para produzir a religião do estado comprometido com o Catolicismo Romano sob o imperador Constantino …” A Igreja cristã na Grã-Bretanha tornou-se muito perseguidos, e com as invasões dos ‘pagãos’ Angles, Saxões, Friesian e jutos, o cristianismo conseguiu apenas sobreviver nas franjas celtas; no País de Gales e partes da Escócia.

​Irlanda tornou-se cristianizado através dos esforços de St. Patrick , um cristão britânico, cujo monástica Celtic cristianismo foi responsável pelo envio Columba como missionário para os celtas da Escócia. Columba veio da Irlanda para a ilha de Iona , ao largo da costa da Escócia. Aqui, ele fundou um mosteiro e, a partir daqui ele converteu os celtas e os pictos à fé de Cristo por sua pregação e exemplo .

Outro dos primeiros cristãos, que fez um grande impacto sobre a Escócia estava St. Mungo, também conhecido como St. Kentigern. Ele pregou em torno da área que é agora Glasgow. O lema de Glasgow, aprovada em 1633, é atribuído a um sermão, que foi pregado por São Mungo. É, ” Senhor, deixa Glasgow florescer pela pregação de Tua Palavra . “Nem Patrick, Columba ou Mungo eram católicos: eles faziam parte da igreja celta, que foi criado na Grã-Bretanha, muito antes da chegada da Igreja Católica Romana em 597 d.C com Agostinho, que foi encomendado pelo Papa Gregório.

​Desde a chegada de Agostinho em diante, a Igreja Católica Romana trabalhou para trazer a Igreja Celta em consonância com as suas próprias crenças e erros. Em 664 AD um evento, que teve um efeito negativo duradouro sobre o cristianismo na Escócia, foi o Sínodo de Whitby:

​”Em princípio, o sínodo foi sobre o método a utilizar para a datação da Páscoa. A escolha do Rei do método de Roma foi baseada na superioridade de Pedro como o “porteiro do céu”. A ‘superioridade’ de Pedro aos santos britânicos foi explorada por Roma para impressionar uma elite “supersticioso” que permaneceu pagão em suas atitudes para escolher a igreja com a mais “poderosa” padroeira. Roma abriu suas práticas através da Grã-Bretanha, apesar de “tradições” individuais ainda continuou dentro de diferentes mosteiros e a influência cristã celta permaneceu “.

​Este compromisso da Igreja levou a um longo período de escuridão espiritual, que só foi quebrado pela Reforma. Embora a Igreja Católica Romana durante séculos tentou impedir as pessoas comuns a partir da leitura das Escrituras, eles não tiveram sucesso, devido aos esforços de homens como John Wycliffe (1330-1384) e William Tyndale (1484-1536), que traduziram a Bíblia em Inglês e dispersaram o mais amplamente possível. Foi só com a verdade da Palavra de Deus, que séculos de tradições feitas pelo homem e superstições começaram ser quebradas.

A disponibilidade da Bíblia traduzida, abriu o caminho para a Reforma. Tyndale realizou uma profunda convicção de que as Escrituras devem estar disponíveis para todos. Muitas de suas Bíblias foram queimadas e, por seus esforços e ele acabou sendo queimado na fogueira em outubro 1536. Mas os esforços para se voltar ao que era antes, foram inúteis. Um dos primeiros evangelistas, na Escócia, foi George Wishart . Quando jovem, cortou os laços com a Igreja Católica Romana após seus erros serem expostos por um pregador protestante. John Knox foi tão marcado pela pregação e pelo caráter de Wishart que ele se tornou guarda-costas de Wishart. Quando Knox teve que retornar a seu trabalho como tutor, Wishart foi preso pelo cardeal David Beaton e foi condenado a ser queimado na fogueira. Mas mesmo que condenado, Wishart foi pregando por todo o caminho para a fogueira e em voz alta gritou perdão para fora para seus assassinos.

​Estimulado pelo acontecimento na Igreja Católica Romana, e com uma crença inabalável na verdade da Palavra de Deus, John Knox tornou-se um líder poderoso na Reforma escocesa. Um homem de ação e paixão, ele não se contentou em ficar à margem: ele pregou mensagens marcantes expondo a Igreja Católica Romana por suas doutrinas não bíblicas, e mostrando o Papa a ser o anticristo. Quando ele foi enviado para a França, por fazer parte de uma rebelião contra a Igreja Católica, Knox não desistiu de um dia voltar a pregar na Escócia novamente. A seguinte oração revela a sua determinação, ” Deus, dá-me a Escócia ou eu morro.

​John Knox foi liberto através de pressão da opinião pública na Inglaterra, e passou um tempo na Inglaterra e em Genebra, aprendendo muito com John Calvin, antes que ele foi capaz de voltar para a Escócia e levar a Reforma lá. Uma de suas frases mais famosas é “não poupar setas”, que resume método de batalha de John Knox. Ele pregou e escreveu incansavelmente para ensinar as pessoas a verdade e denunciar o erro. Por causa de suas formas apaixonadas, muita controvérsia seguiu John Knox ao longo de sua vida. Até hoje, alguns outros homens tiveram a força e a coragem de se opor tanto a realeza e o sistema católico romano fortemente entrincheirados, ou estiveram dispostos a dar sua vida por completo, como John Knox fez, ao levantar-se para a Verdade.

​A Palavra de Deus, que era o poder por trás da Reforma, também se tornou seu fruto, uma vez que tornou-se mais facilmente disponíveis em toda a Europa na língua do povo. Em 1604, o rei James VI da Escócia (Rei James I da Inglaterra) ordenou a tradução da Palavra de Deus para o Inglês. Os 54 tradutores, todos os homens com amplo conhecimento de línguas e conhecido por seu caráter cristão, foram divididos em 6 grupos diferentes, localizadas em três lugares diferentes. Com o método de tradução estabelecido pelo rei, cada palavra seria verificada, pelo menos, 14 vezes. Os 400 anos de frutas do Autorizado King James Version da Bíblia Sagrada, revela a unção de Deus em Sua Palavra, e esta tradução continua a ser a melhor tradução Inglês para o dia de hoje.

​Após a Reforma, vieram os Covenanters escoceses, um grupo protestante que estava comprometido com a liberdade da Igreja.

​Durante os séculos 17 e 18, os Covenanters experimentaram grande perseguição daqueles que queriam limitar a sua liberdade. A fim de evitar os erros vistos na Igreja da Inglaterra, lutaram em coligação com o parlamento da Inglaterra contra Charles I. Eles não eram muito interessados em política como eram na obtenção de liberdade de culto como eles escolheram. Como filhos e netos daqueles que passaram pela Reforma, eles não estavam dispostos a retornar ao cativeiro e superstição da religião, tendo encontrado a liberdade em Cristo através da Palavra.

Eles eram conhecidos por sua devoção a Deus, e se recusaram a voltar ao que eles viam como um “sistema romano” mais instituída por Charles I e Charles II . Eles mantiveram “Conventiclers” ilegais, que eram muitas vezes realizadas reuniões ao ar livre. “Os esforços do governo para esmagar estás as reuniões levou a morte de centenas de Covenanters, que foram perseguidos e executados.

​Após a Reforma, Escócia foi usado poderosamente por Deus no envio de muitos missionários para todas as partes do mundo para difundir o Evangelho de Cristo.

Informações diversas

IGREJA NACIONAL DA ESCÓCIA

A Igreja Nacional da Escócia tem suas raízes nos primórdios do cristianismo na Escócia, mas sua identidade é formada principalmente pela Reforma de 1560. Em dezembro de 2013, sua participação era de 398.389, ou cerca de 7,5% da população total caindo para 380.164 ao fim de 2014, de acordo com as estatísticas oficiais da igreja.

De acordo com uma pesquisa de 2016 “ Scotland’s People Annual Report: Results from the 2016 Scottish Household Survey”, um número significativamente maior de 24% da população escocesa, ou 1,3 milhão de adeptos, alegou alguma forma de lealdade a ela. No censo de 2011, 32,4% declararam lealdade à igreja.

CONTEXTUALIZAÇÃO

Ideologia de gênero na Escócia

A ideologia de gênero está se espalhando pela Escócia. Em novembro de 2018, a Escócia levou a agenda LGBT às escolas católicas. Os bispos esperam que o “impacto… seja positivo para todos”. Segundo eles, todas as crianças escocesas em escolas financiadas pelo governo, incluindo escolas católicas, serão agora doutrinadas com a “educação inclusiva” LGBT, que será “incorporada” em todo o currículo.

​O governo distribui um guia nas escolas incentivando os professores a apoiarem as crianças explorar e expressar sua identidade, independentemente de sua idade e se absterem de informar aos pais se seus filhos estão dividindo o quarto com alunos transexuais nos alojamentos dos colégios internos.

O número de crianças, algumas com apenas seis anos, encaminhadas sob a orientação de promover a ideologia de gênero nas escolas, depois que elas expressam confusão sobre sua “identidade de gênero”, atingiu um recorde na Escócia, de acordo com um relatório.

O número de crianças que expressam confusão sobre sua “identidade de gênero” atingiu um recorde na Escócia. Havia 222 crianças que foram encaminhadas para serviços especializados em 2017, um aumento de 21% em relação ao ano anterior. As figuras foram reveladas enquanto o governo escocês retrocedeu sobre a orientação controversa que promove o transexualismo nas escolas. As estatísticas oficiais foram divulgadas em um relatório da Scottish Public Health Network, que também revelou que crianças a partir dos seis anos também foram encaminhadas.

A idade média dos que são encaminhados também caiu de 15 anos em 2014 para menos de 14 anos em 2017, segundo o Instituto.

E a Igreja da Escócia está dando um grande apoio ao ato. Em março deste ano, a Igreja da Escócia publicou um livreto de 30 páginas intitulado “Identidades Diversas de Gênero e Cuidados Pastorais”, que mostrava histórias de “cristãos transgêneros” ou não-binários, insistindo que não estava fazendo uma declaração teológica sobre o assunto. O conteúdo, com foco no “cuidado pastoral”, traz testemunho de vários “trans” que se sentiram acolhidos pela Igreja da Escócia e lamenta o “preconceito” das demais denominações.

Também faz a defesa de uma atualização ao “século 21” das Escrituras, chamada de “patriarcais” e que estão distantes dos “anseios” da comunidade LGBT.

A igreja explicou em um comunicado de imprensa que o livreto deveria ser um recurso para ajudar as congregações a serem mais sensíveis às necessidades da comunidade.

As igrejas históricas da Europa têm espalhado uma teologia liberal por todo o continente, e a Escócia segue bem esta linha doutrinária.

Ian Murray, ministro assessor e funcionário do Presbitério de Shetland, disse para The Press and Journal no dia 15 de novembro de 2018: “Estamos em um momento emocionante. A Igreja da Escócia está sempre se reformando. Sempre temos que estar olhando e procurando algo radical, algo novo e algo diferente para nos preparar para o futuro para atender às necessidades da sociedade e do clima atual”.

Agora, a Igreja Nacional da Escócia (presbiteriana) também se rendeu definitivamente ao que já é chamado de “teologia de gênero”. Em 2017, a Igreja da Escócia emitiu um pedido de desculpas pelo que diz ser discriminação histórica contra lésbicas e gays, mas mantém em seu site que a definição de casamento é entre um homem e uma mulher e, portanto, não a união entre pessoas do mesmo sexo.

Dificuldades em referir a Deus como forma masculina

​Na Igreja Nacional da Suécia (luterana), Deus já é tratado por pronomes neutros. A Igreja da Inglaterra (Anglicana) debate o mesmo, podendo adotar essa linguagem. Muitos transexuais encontram dificuldade em se referir a Deus como forma masculina, por isso, muitas igrejas começaram a adotar meios de não se referir a Deus como Homem, Ele, Senhor, e sim deixar que cada um se refira a Ele da maneira que se sentir mais confortável.

O jornal Daily Telegraph informou que os episcopalianos escoceses introduziram uma série de mudanças em seus textos litúrgicos para eliminar as referências masculinas de Deus e passam a invoca-lo de maneira simultânea como homem e mulher.

A nova forma de culto elimina palavras como Senhor, Ele e mankind (humanidade em inglês) que sugerem que Deus é de sexo masculino, em uma tentativa –afirmam os líderes episcopalianos – de introduzir uma linguagem mais inclusiva.

Secularização na Escócia

A Secularização também tem sido uma outra característica forte para a diminuição do Evangelho no país. De acordo com o PEW Research Center, 71% dos líderes evangélicos em todo o mundo veem o secularismo como a maior ameaça ao cristianismo evangélico.

Cruzes estão sendo removidas para não ofender ateus na Escócia

Um relatório do governo escocês revelou que as cruzes cristãs estão sendo removidas dentro das capelas durante os serviços funerários, de modo a não ser ofensivo para ateus e não-cristãos.

​O Inspetor Escocês de Crematórios revelou no relatório de 20 de julho de 2018 sobre práticas e questões relacionadas aos serviços funerários no país, que há preocupações sobre a “falta de espaço inclusivo” para pessoas que não são da fé cristã.